(19) 9.7410-4791

Suporte WhatsApp

Seg - Sex: 8h - 18h

Atendimento local

Tendas montadas em combate ao coronavírus é utilizada em parceria com ONG na Unicamp para triagem de pacientes

Tendas montadas em combate ao coronavírus é utilizada em parceria com ONG na Unicamp para triagem de pacientes

A unidade móvel hospitalar instalada em uma área na entrada do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, fez 100 atendimentos de pessoas com sintomas do novo coronavírus desde que começou a funcionar, em 1º de abril. Do total, 10 pacientes precisaram ser encaminhados para atendimento no HC. O balanço foi divulgado em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (8), na entrada da estrutura denominada de Pronto-Atendimento Covid-19.

A iniciativa é uma parceria entre o HC e a ONG Expedicionários da Saúde, que conta com apoio privado. A estrutura conta com 900 metros quadrados e 10 consultórios.

tenda Galpão

O hospital itinerante é a base para o primeiro atendimento, triagem, consultas e leitos de observação voltados aos pacientes com sintomas do novo coronavírus. O funcionamento é das 8h às 18h, todos os dias, e tem capacidade para atender até 250 pessoas diariamente.

Segundo o coordenador do pronto-atendimento do HC da Unicamp, Gustavo Fraga, a orientação para pessoas com sintomas da doença é procurar primeiro o centro de saúde mais próximo da residência.

tendas especiais cinza

Esse pronto atendimento foi montado para organizar o fluxo de doentes para dentro do hospital. Qualquer um de nós pode estar contaminado pelo vírus, com sintoma ou assintomático. Após procurar atendimento por telefone ou na unidade de saúde mais perto de casa, serão encaminhados para tendas, fora do HC. Após avaliação da equipe médica, casos mais graves são avisados por rádio e saem da tenda em uma ambulância para o hospital”, disse.

Atendimento nas tendas

Com a instalação nas tendas são atendidos pacientes a partir dos 14 anos, com sintomas de coronavírus, encaminhados pelos centros de saúde, informou Fraga.

Crianças com 13 anos ou menos com sintomas da doença são levadas para o setor de pediatria, em um hospital de campanha montado pelo Exército, também dentro da universidade de Campinas.

Além desses espaços, a ONG e empresários pretendiam fazer a montagem de um hospital de campanha no ginásio da Unicamp, porém a assessoria da universidade informou que, por diversos motivos, não poderá oferecer o espaço para a estrutura.

“Com relação ao anunciado Hospital de Campanha, a Unicamp informa que somente havia conversado preliminarmente sobre possíveis espaços para ajudar a viabilizar esse projeto, mas que por diversos motivos chegou à conclusão que não poderá oferecer o ginásio para a construção desse importante equipamento”.

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem vindo(a) a Master Tendas.
Me chamo Andressa, como posso ajudar?
Rolar para cima